A famosa toxina botulínica é produzido a partir do Clostrideum Botulinum que é uma bactéria que produz sete sorotipos diferentes de toxina (A, B, C1, D, E, F e G). Comercialmente estão disponíveis os sorotipos A e B sendo o sorotipo A  mais potente.

A função da toxina botulínica é bloquear temporariamente os canais de acetilcolina levando assim ao relaxamento muscular, produzindo o efeito de melhora das rugas dinâmicas (que são aquelas que se formam quando fazemos expressão como Bravo, espanto ou sorrimos por exemplo.)

De forma geral é indicada para fins estéticos a partir dos 20 anos. Pode ser utilizada para:

– Rugas da testa e área dos olhos
– Rugas finas da face, pescoço e colo
– Elevação das sobrancelhas
– Bunny Lines (Rugas localizadas no nariz)
– ‘‘Boca triste’’
– Nefertite – Melhora do contorno facial
– Sorriso gengival
– Assimetria facial devido master hipertrofiado (aumentado)
– Melhora estética de cicatriz
– Rejuvenescimento escrotal
– Rosácea
– Diminuição de sebo / Acne
– Suas excessivo em maos, pés, face, couro cabeludo e outras regiões
– Neuralgia pós herpética ou outras crises de dor

Como é a aplicação?

O local a ser tratado será analisado e após marcação o paciente pode optar por uso de anestésico. É realizado com uma agulha bem pequena e fina a fim de trazer melhor conforto. A sessão dura em média 15 – 30 minutos.

No local da aplicação pode ficar um leve edema e vermelhidão que deve desaparecer em algumas horas. Roxinhos também são passíveis e podem ser cobertos com maquiagem se o paciente desejar.

O efeito inicia a partir do terceiro dia com relaxamento muscular progressivo até 15 dias, prazo que o paciente deve retornar ao consultório para avaliar possível retoque.

Quais cuidados preciso manter?

Após a aplicação deve-se evitar:

– Massagear o local da aplicação
– Deitar durante 4 horas
– Fazer atividade física
– Pegar peso
– Abaixar a cabeça
– Ingerir bebida alcoólica

No dia seguinte da aplicação pode ser retomada as atividades cotidianas.

O meu não dura mais. O que fazer?

A durabilidade depende de cada indivíduo. Em primeiro lugar existem várias marcas de toxinas e o que as diferem é o peso molecular, componentes da fórmula e halo de ação. A diluição, armazenamento e quantidade de unidades por ponto também interferem na durabilidade.

Para aumentar seu efeito há algumas medicações manipuladas e procedimentos que estimulem colágeno, como fios de sustentação, skinbooster, preenchimento, laser entre outros. Os procedimentos e ordem a ser realizados dependem de cada indivíduo e será decidido em consulta médica


Categorias